O evento teve inicio ontem (09) com encerramento hoje (10).
Começou ontem (09) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema da conferência deste ano é “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento continua hoje, das 08h às 17h, no Centro Educa Mais Professor Guilherme Antônio Barbosa Maciel, Rua Raimundo Pimentel, 01 Lote 56 – Nova Açailândia.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Ana Hélia Santos Soares, destaca que o intuito da conferência é ainda mais o “discutir políticas públicas para pessoas com deficiência e criar propostas para avançar tanto nas esferas municipal, estadual e federal, com a finalidade e objetivo de darmos luz a um tema de extrema importância para toda a sociedade”.
A secretária de Assistência Social, Patrícia Giroto, falou sobre a importância da conferência:
“Essa conferência é extremamente importante, pois é um espaço de diálogo, reflexão e construção de propostas que visam aprimorar políticas públicas e práticas inclusivas. É uma oportunidade única para aprender, compartilhar experiências e unir esforços em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Ressaltando que mesmo que o poder público trabalhe diretamente nas pautas de políticas públicas, a conferência retrata que os órgãos podem ter uma voz a nível municipal, estadual e federal, fazendo com que o deficiente tenha mais notoriedade dentro da sociedade, além de inclusão e acolhimento e que num futuro próximo, possamos trabalhar políticas ainda mais consistentes”, finalizou.
O evento é uma realização da Prefeitura, através do COMDIPE, SEMAS e conta com o apoio da Associação dos Surdos de Açailândia (ASA), Associação dos Cadeirantes Eficientes de Açailândia (ACEA), Associação de Parkinson de Açailândia (APA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Açailândia (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia (ADEFIA), e Ordens dos Advogados de Açailândia – OAB.