Entre os dias 23 e 25 de junho deste ano, Açailândia será palco de uma das maiores festas culturais do Estado, a Final do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas. A partir desta sexta-feira (23), Açailândia se transformará na capital maranhense das juninas – sede da disputa, onde selecionará as representantes do Estado nos campeonatos Arraial Brasil, Nordestão e Nacional da CONFEBRAQ.
A programação na Avenida Alexandre Costa, palco da competição, começa sempre a partir das 19 horas. E a disputa com representantes das regiões maranhenses dos Cocais, Médio Mearim, Norte e Tocantina.
O Festival Estadual de Quadrilhas Juninas se estenderá até o domingo, dia 25, e selecionará os três primeiros lugares, destaques que integrarão as representantes do Estado na disputa dos festivais nacionais. Com mais a atração do Concurso das Estrelas, que premiará a melhor Rainha, Rainha da Diversidade e Casal de Noivos.
A gestão municipal sedia o festival, em parceria com a FEQUAJUMA – Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão, viabilizando as competições, garantindo a estrutura, a logística e a distribuição da premiação.
Confira a lista das Quadrilhas Juninas participantes:
Região Tocantina:
Arrasta Pé – Imperatriz, Flor de Mandacaru – Açailândia, Matutos do Rei – Açailândia e Raízes da Juventude – Estreito.
Região Médio Mearim:
Os Garapas – Bacabal, Os Penetras – Bacabal, Lumiar do Sertão – Lago da Pedra e Tradição Junina – Alto Alegre.
Região Cocais:
Asa Branca do Sertão- Codó, Renascer do Sertão – Codó, Sai De Baixo – Caxias e Tradição – Timon.
Região Norte:
Dançando ao Luar – Pinheiros, Explode Coração – São Luís, Fogo Caipira – São Luís e Império Nordestino – São Luís.
O palco montado na Avenida Alexandre Costa recebeu decoração típica do calendário junino, arquibancadas para o conforto dos expectadores e sonorização.
Segundo o prefeito Aluísio Sousa, “A festa terá atrações regionais, e nós estamos com tudo pronto para sediar o festival”, garantiu.
Foto: Leydson Jackson
Curadoria e Edição: Valdo Vale
Apresentação da Quadrilha Flor de Manadacaru, em Campina Grande-PB