Arte em Movimento

Açailândia tem muitas vozes, talentos que representam toda a diversidade cultural da cidade. Arnoh é uma destas vozes, que se destaca com seu trabalho autoral, sempre marcante.

Açailândia realizou na última quinta feira (11) o Festival de rock de Açailândia, evento que reúne vários artistas da cena musical da cidade. O evento reúne uma seleção de bandas, cantores solos e instrumentas de guitarra, selecionados através da sua história e relevância no meio artístico musical de Açailândia e em cidades vizinhas.

Aproveitando a realização do evento, conversamos com o cantor, Arnoh, um artista completo que desenvolve um trabalho autoral muito interessante no meio cultural de Açailândia, sempre se reafirmando a cada novo trabalho, entre eles, o lançamento do Single ” DEUS RI “ .

Podemos classificar Arnoh, como um operário da arte, vai da música a Produção Audiovisual e tem contribuído também com esta cena em Açailândia.

O primeiro single dele saiu em 1998 e o primeiro disco em 2000. Com o primeiro CD, fez shows no teatro Crowne Plaza, no projeto Sons Urbanos do Centro Cultural Fiesp, e na Feira de Artes da Vila Madalena. Apresentou-se nos programas de TV Turma da Cultura, numa homenagem a Cazuza, e no Programa Flash Amauri Jr. Teve ainda dois clipes na MTV e duas músicas no programa A Vez do Brasil, da Rádio 89 FM.

O seu mais novo lançamento é “O POVO ÀS VEZES SEMPRE PERDE“ O trabalho, de pura MPB com um toque de blues e rock, traz 12 faixas de muita crítica social. Já está disponível em todas as plataformas digitais.  Neste bate papo, ele fala sobre a inspiração para compor a música ” DEUS RI” e sobre o crescimento da cena musical Açailândense.

INSPIRAÇÃO

A inspiração para a música “DEUS RI” é que em algum momento eu percebi, que estava vivendo muito ou no passado ou no futuro, quando na verdade a felicidade da gente está no presente, no agora. Eu comecei a escrever esta música em 2019, antes da pandemia, quando eu estava em São Paulo, mas eu só terminei ela em 2021, e gravei agora em 2024. Esta canção foi produzida pelo um produtor, Fred Gonçalves, de São Paulo, um amigo, que tocou comigo muito anos,

A mensagem é esta, “ QUE A FELICIDADE É AGORA” acho que uma frase que eu li, um ditado judaico que “ O HOMEM FAZ PLANOS E DEUS RI” Tantos planos que a gente faz no dia a dia e depois acontece tudo tão diferente de tudo que planejamos.

A CENA MUSICAL DE AÇAILANDIA

Eu já ouvi muita coisa boa, uma galera de muito talento, muita gente criando coisas novas: do Hip Hop, do Rock. Muitas mulheres que tocam, que cantam, mas que infelizmente não tem oportunidades e nem espaços para mostrar suas criações. Penso que é importante a criação de um Festival que coloque esta galera que está começando para dar protagonismo a estes novos nomes.

UM ESPAÇO PARA TODOS

Acho que deveríamos ter em Açailândia, ai uma dica para a Secretaria de Cultura, seria a criação de um evento tipo “ VIRADA CULTURAL” Onde todos os estilos estivessem presentes: pessoal do forró, do Hip Hop, do sertanejo, do gospel, enfim todo mundo elevando o nível da cena musical de Açailândia.

POTENCIAL

Açailândia tem um grande potencial, mas precisamos envolver todo mundo: O Audiovisual, Grafite, Teatro, toda a cadeia cultural ai sim, teríamos um caminho para fazer de Açailândia, um lugar de efervescia cultural, não em uma só época do ano, mais continuadamente.

Compartilhar