Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite: Proteja suas Crianças

A partir desta segunda-feira (27/05) até o dia 14 de junho, pais e responsáveis têm a oportunidade de reforçar a proteção das crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite. Durante esse período, a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença será realizada. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

No Maranhão, 419.561 crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem ser vacinadas com a vacina oral de poliomielite (VOP). Todas as crianças menores de 1 ano e aquelas de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, estão aptas a receber a dose de forma indiscriminada. Crianças que não tenham iniciado ou completado sua vacinação devem aproveitar a campanha para atualizar seu esquema vacinal.

Cobertura vacinal

A meta de imunização do Ministério da Saúde é de 95% para crianças abaixo de 1 ano de idade. A campanha visa reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. Em 2023, houve um aumento na cobertura vacinal dos principais imunizantes do calendário infantil no Maranhão, com a aplicação da poliomielite injetável subindo de 74,37% em 2022 para 85,21%.

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença grave que causa paralisia flácida, geralmente nos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3. A infecção ocorre via fecal-oral, através do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas.

Para vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

Fique atento ao calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Compartilhar