Por Valdo Vale
Como esta eleição pode determinar o futuro de Açailândia, abrindo caminhos para um planejamento estratégico de gestão pública, focado na melhoria da qualidade de vida dos seus moradores? A partir de hoje (25) o CONECTA NORDESTE, em parceria com a Rádio Marconi FM, @vemnordestinar e @conectaacailandia, apresenta uma série de reportagens mostrando um painel dos principais desafios e como a escolha do eleitor pode desenhar ou não um novo panorama no mapa politico do município.
A sociedade tem grandes interesses vinculados às atividades desenvolvidas pelo governo que, por sua vez, tem como princípio básico prestar serviços que supram as necessidades coletivas de forma eficiente e eficaz, ou seja, o gestor público deve ter como princípios a eficiência e a eficácia para administrar o setor público. Infelizmente como acompanhamos no nosso dia a dia, não é a realidade na maioria dos pequenos e médios municípios brasileiros.
A importância da eficiência e eficácia na gestão pública tem como vertente o desenvolvimento social que afeta diretamente a sociedade como um todo, contribuindo na melhoria dos serviços públicos prestados a sociedade. Portanto, eficácia e eficiência são consideradas fundamentais a qualquer gestão pública que que se preze. Na realidade atual conhecemos alguns exemplos localizados espalhados pelo brasil, o que nos anima, ao mesmo tempo que aumenta a responsabilidade do eleitor na sua decisão.
O princípio da eficiência significa que em toda ação administrativa tem que ser de bom atendimento, rapidez, urbanidade, segurança, sendo transparente, neutro e sem burocracia, sempre visando à qualidade na gestão administrativa. A pergunta que sempre o cidadão faz: Quando vamos visualizar esta realidade, em que as reais necessidades da população e o acesso a serviços básicas deixem de ser um favor, para se tornar um direito?
AÇAILÂNDIA – COMO ENXERGAMOS?
É ano de eleições municipais. A movimentação está a todo vapor, a conversa que toma conta dos bastidores, aos poucos invade as ruas e podemos identificar as reais intenções de cada nome e as propostas para o desafio de governar Açailândia. Apesar das costumeiras costuras no meio e das estratégias ampliadas, já enxergamos as alianças formadas e o caminho da maioria dos nomes propalados tanto nos meios de comunicação, como na boca do povo.
Com uma população de 106 mil habitantes, Açailândia se projetou durantes muitos anos, como um dos municípios mais emergentes do nordeste brasileiro, mais com o passar dos anos e o encerramento dos ciclos produtivos em algumas áreas e a instabilidade politica, o munícipio perdeu posições no Maranhão e a nível regional . Hoje “Açailândia” se apresenta aos futuros candidatos com uma lista grande de desafios ( Educação, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Meio Ambiente). temas suficientes para sustentar um debate em torno da cidade que queremos e quem pode apresentar com coragem e identidade ” a solução para estes desafios”.
Planejamento estratégico na gestão pública é um modelo seguido pelas gestões que assumiram a responsabilidade de gerir recursos públicos com seriedade e aplicar em áreas que promovam desenvolvimento e sustentabilidade. Seriedade politica e competência administrativa andam juntas, principalmente quando é aplicado ” programa de governo” e não ” programa de um governo”.
AÇAILÂNDIA 2024
Açailândia , teve alguns avanços, “Obras que a muito tempo eram esperadas, foram construídas e o melhor, foram entregues á população ” “Investimentos em mobilidade também foram notados e as parcerias para serviços básicos como saúde e educação foram ampliadas“.
Mais Açailândia ainda carece de um olhar mais responsável para o futuro. É o assunto que vamos abordar na próxima edição.
- Como a visão do Prefeito Aluísio Silva Sousa contribuiu para o desenvolvimento de alguns setores e o desafio dos vereadores na identificação com o seu eleitor.