A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Açailândia, emitiu na tarde de hoje(11) uma nota esclarecendo alguns fatos referentes as obras da empresa Suzano na área, onde ficava situada a Cachoeira do Zé Guerra. Na última quinta feira (06) imagens tomaram conta das redes sociais, com imagens que impactaram as pessoas. A @paginacaatinga.oficial publicou a matéria que alcançou mais de 125 mil visualizações. O programa Rair Silva, da Rádio Marconi FM, também deu destaque ao fato, inclusive falando que a Cachoeira era uma importante fonte de lazer para as pessoas daquela região.
A repercussão gerou uma discussão ampla a respeito da ação da empresa Suzano. Importante destacar que a obra tem a anuência da Secretaria de Meio Ambiente do estado do Maranhão.
NOTA DE ESCLARECIMENTO | Cachoeira Zé Guerra
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia (SEMMA) vem esclarecer que a Empresa SUZANO é proprietária da Fazenda Monte Líbano, local que fica a “CACHOEIRA DO ZÉ GUERRA”, como é popularmente conhecida, onde há um lago e uma barragem artificial com grande volume de água.
Esclarece também que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), órgão do governo do Estado do Maranhão, autorizou a SUZANO, através da Licença de Operação Nº 1218361/2021, emitida em 22/11/2021, a fazer o Descomissionamento de barragem de acúmulo de água para regularização de vazão, o que ocasionou a alteração na cachoeira, devido a abertura e desvio do curso d´água.
Ao tomar conhecimento das atividades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia foi até o local e buscou mais informações junto à Suzano, que se propôs marcar uma reunião – o mais breve possível – entre a SEMMA e sua equipe técnica, para apresentar o projeto e sanar dúvidas quanto ao fiel cumprimento da Licença de Operação, incluindo todas as condicionantes, exigências e recomendações.
A SEMMA, como órgão fiscalizador municipal, está atenta e continuará acompanhando as atividades no local, buscando informar à sociedade, à SEMA – órgão do governo do Estado do Maranhão que autorizou as atividades – e ao Ministério Público, sobre a execução dos serviços e o cumprimento na íntegra da Licença de Operação ora em curso.
Claudenir dos Santos Viegas – Secretário Municipal Interino de Meio Ambiente