A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação do Programa Tempo de Aprender, reuniu na última quarta-feira, 05/04, no auditório da Secretaria de Educação gestores e assistentes de 24 escolas atendidas pelo Programa.
O encontro teve por objetivo esclarecer as dúvidas dos gestores escolares em relação ao programa. Também foram discutidas as diretrizes norteadoras do programa Tempo de Aprender baseado na Resolução 06/21, que orienta sobre o perfil do Assistente e professor de Alfabetização dentro do programa.
O coordenador da SME do Programa Tempo de Aprender, Emanuel Reis, explica que partir de agora, 24 escolas da rede municipal de ensino, cadastradas no programa terão direito ao Assistente de Alfabetização. E as escolas consideradas vulneráveis terão 10 horas de aula, sendo que as não vulneráveis terão 5 horas de aula.
“Hoje, estamos nos reunindo com estes gestores, orientando e passando as diretrizes a todos para que na segunda-feira, 10/04, seja iniciada as atividades do Programa Tempo de Aprender, além de esclarecer quanto cada escola deverá receber e quanto será destinado para o assistente de alfabetização e quanto será creditado em cada unidade executora das escolas”, explicou.
Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade a alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibiliza materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais.