Xico Cruz na FLIP 2024

A obra do escritor, “O Corpo de Noan”, traz uma escrita em forma de prosa com alma de poesia e foi lançada nesta quinta-feira (10), Na Festa Literária Internacional de Paraty (RJ).

O autor, Xìco Cruz, conhecido por suas obras que retratam a cultura e as tradições de municípios do interior do Maranhão, lançou nesta quinta-feira (10) seu quinto livro durante a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro.

Conhecida por sua rica troca cultural e presença de renomados escritores nacionais e internacionais, a Flip reforça o prestígio crescente da literatura maranhense. A participação de Xico Cruz destaca o avanço e a relevância dos autores regionais no panorama nacional.

“O CUIDAR é a grande memória, Porque a minha família é muito grande, tenho 11 irmãos, e quem não cuidou de quem?… Quem ficou a margem?, Então esse cuidado do corpo do outro, do corpo do irmão, do vizinho…Porque tem a família grande, mas também os vizinhos é tudo perto, tá todo junto, tá todo mundo comungando. Então esse cuidar do corpo do outro, cuidar da vida do outro, seja de que maneira for, que pareça, é o que traz na minha literatura”.

A OBRA
O romance de Xìco Cruz, “O Corpo de Noan”, uma obra construída a partir de memórias e imaginários, é a história de dois irmãos, Noan e Noabe. Noan, aos quatro anos de idade, começa a perder os sentidos, os movimentos do corpo e a ter dificuldades na fala. Noabe, seu irmão mais velho, se ver na obrigação de cuidar de Noan. Os dois meninos, Noan e Noab, passam a viver uma relação intensa de amor e ódio. Eles se percebem sozinhos, isolados e abandonado pelos pais, que veem a doença do filho mais novo, como um castigo. A situação da família piora, quando o lugar onde eles moram começa a sofrer um logo tempo de estiagem. “O Corpo de Noan” é um romance misterioso e mal-assombrado; os longos velórios; os corpos jogados no rio; as piranhas que devoram tudo; o corpo de um menino que atormenta a vida de seu irmão.

O AUTOR

Francisco Antônio Cruz, conhecido como Xico Cruz, nasceu na cidade de Canindé no Ceará, mas veio para a cidade de Açailândia no Maranhão com apenas um ano de idade. Além de escritor e poeta, Xico Cruz é ator, diretor de teatro, brincante da cultura popular, dramaturgo e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e Secretário de Cultura de Açailândia.

O EVENTO

A Flip teve inicio em 2023, com o objetivo de estimular a literatura no país. No evento, artistas e editores expõem suas obras literárias e participam de rodas de conversa. Também são montadas tendas e outros espaços para a realização de mesas, lançamentos de livros, stands de vendas, área infantil, bancas de artesanato e apresentações culturais. A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, foi pioneira e sedia o evento há mais de 20 anos.

Compartilhar