O Nordeste brasileiro é sem sombra de dúvidas um celeiro de talentos e expressões artísticas de altíssimo nível. Terra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Hermeto e tantos outros, a música da tradição nordestina nos brinda com um verdadeiro celeiro de gênios. O que muitos desconhecem é um outro lado para além da rica gama de embalos musicais oriundos do forró, xote, baião, xaxado, côco e frevo. O nordeste de Alberto Nepomuceno vem para aumentar ainda mais a versatilidade artística desta terra.
Alberto Nepomuceno nasceu em 6 de Julho de 1864, em Fortaleza, Ceará. Vindo de uma família de músicos, logo desenvolveu habilidades ao piano e violino por intermédio de seu pai, responsável por sua musicalização aos 8 anos de idade. O cearense foi um letrado associado à alta cúpula intelectual da cidade de Recife no Pernambuco durante os anos em que viveu por lá. O mesmo tinha o sonho de estudar música na Europa, o que conseguiu realizar após muitas tentativas de apoio financeiro, que foram frustradas a princípio, por conta de seu posicionamento abolicionista.
Durante o seu período na Europa surge a sua fase mais prolixa enquanto compositor, sob influência de grandes compositores como Brahms e Wagner, parte relevante da sua obra foi escrita em sua estadia em países como Itália e Alemanha.
A sua obra é vasta e inclui gêneros que vão desde óperas como: Porangaba, Electra e Ártemis; passado por obras instrumentais em diversas formações camerísticas e orquestrais como: Série brasileira, Rhapsodie brésilienne, Prece, Mazurca; até a música vocal e sacra, como a sequência de Ave Maria de nº 1 à nº4.
O compositor deixou um legado importantíssimo para a música brasileira e sobretudo trouxe variedade para a música nordestina agregando ainda mais riqueza cultural.
Fonte:
ALBERTO NEPOMUCENO. Wikipedia. 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_Nepomuceno>
SILVA, Luiza Lima. Alberto Nepomuceno e a criação da Canção Erudita Brasileira: Luíza Lima Panorama do seu corpus para canto e piano, em Língua Portuguesa. Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2020. Disponível em:<https://www.proquest.com/openview/e98b4cbeb4ec071f19dfd0e508c5c9d2/1?pq-orig site=gscholar&cbl=2026366&diss=y>