A versão estendida de A SENHORA DO POÇO PRETO, Ganhador do ROTV 2012, ganhará uma versão com novas cenas e adição de cenas de bastidores nos créditos finais.
O Documentário A SENHORA DO POÇO PRETO, produzido em 2011 através do Polo Audiovisual de Santa Rita, UGN e Artmedia Brazil Films, é um retrato de coragem, garra , determinação e sobrevivência no sertão nordestino. Produzido por Rodrigo Ferreira, Cecilia Carona e Cleide Moreira, com direção de Valdo Vale, a produção acompanha a vida de Dona de Lourdes, uma senhora de 89 anos, que mora em um lugar chamado Poço Preto, que dar titulo ao filme. O filme mostra através de depoimentos a vida desta senhora que teve uma infância difícil, passou por grandes secas, enfrentou dificuldades para criar os filhos e até o ano passado trabalhava na roça, plantando e colhendo seu próprio alimento. Apesar de viver em um lugar onde pode se ouvir o eco do vento e a solidão da imensidão da paisagem, Dona de Lourdes, sempre foi reconhecida pela alegria de viver que contagiava todos.
MESTRA DA CULTURA
Dona de Lourdes participava ativamente da cena cultural de Quiterianópolis, um pequeno município do interior do estado do Ceará, com o grupo de reisado, Festa de São Lazaro e Santo Reis.
PREMIAÇÃO
O ROTV , é uma premiação instituída pela Artmedia Brazil e Esmas Latin America e premia produções que abordam a conservação e preservação de patrimônios imateriais nos biomas pelo mundo.
RELANÇAMENTO
A exibição acontecerá, dia 19 de março de 2024, durante o IV GLOBAL ENVIRONMENT, em Fortaleza.
O SERTÃO NA TELA
Para o Diretor, Valdo Vale, o documentário tem um significado muito especial: marca o inicio de um dos projetos culturais mais exitosos do interior do Ceará, patrocinado pelo Banco Mundial e Gef – Fundo Global de Meio ambiente, além de inserir, dar protagonismo as figuras que fazem parte desta região fascinante. O PROJETO MATA BRANCA, é até hoje um dos mais emblemáticos quando se fala em resgate da cultura regional e sensibilização ambiental no interior do Nordeste.