A NOVA ROTA DA AGROECOLOGIA NO NORTE DO BRASIL.

A 390 km da Capital paraense, a cidade de Ulianópolis aponta para o caminho da regeneração, da agroecologia e do Ecoturismo.

Na pequena cidade, com pouco mais de 37 mil habitantes, o grande impulsionamento regenerativo é fruto de uma parceria global entre a iniciativa privada, recursos do governo americano, e organizações do terceiro setor, que reconheceram as iniciativas já desencadeadas por agricultores familiares, e por isso destinaram 1,6 milhões de reais para fortalecer as iniciativas que estão distribuídas e uma área de mais de 72 mil hectares, que beneficiam 1400 pessoas, distribuídas em 13 comunidades.

Para o coordenador do Projeto – Arlane Lima, “O estado que vai receber a COP 30, é presenteado pela iniciativa, que acima de tudo é reconhecimento pelo esforço que as comunidades vem desenvolvendo ao longo do tempo, o que demonstra a resiliência de sistemas produtivos, e a sintonia com as preocupações ambientais , sociais e econômicas, e a garra de um povo que nunca desistiu dos seus sonhos”.

Os recursos foram garantidos por meio de acesso ao edital Enraíza, elaborado pela organização Parceiros pela Amazônia – PPA, que possui uma extensa gama de entes privados e públicos, que possuem interesse em contribuir com o desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira.

A perspectiva econômica do projeto é fomentada pela Empresa Suzano Papel e Celulose e pela Agência Americana de Desenvolvimento Internacional – USAID, que se propuseram a formalizar a parceria de elevado impacto Territorial.

Dentre as diversas ações estabelecidas no âmbito do projeto, estão fomento a apicultura, a contrução de um centro de Formação em Agricultura Sintrópica, Implantação de Sistemas Agroflorestais, Implantação de quintais Agroflorestais, Manejo Agroecológico de Campos de Arroz, incentivo ao Ecoturismo de base Regenerativa, apoio ao artesanato com buchas vegetais e uma série de formações visando o mercado e estratégias de produção.

Situações dessa natureza invocam a capacidade criativa do setor produtivo em solucionar graves problema sociais, que permeiam um país como o Brasil, com respostas mais rápidas e assertivas.

Compartilhar