O show será no Estádio Mangueirão e deverá ocorrer dias antes do início da COP 30, que acontece de 10 a 21 de novembro.
A banda britânica está confirmada para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O vocalista se encontrou com o presidente Lula em sua última passagem pelo Brasil, e o Governo do estado estaria em negociação com a banda desde o ano passado.
Segundo informações obtidas pelo Liberal, o anúncio oficial será feito pelo governador Helder Barbalho, juntamente com os integrantes da banda, durante uma viagem à Nova York. O show será no Estádio Mangueirão e deverá ocorrer dias antes do início da COP 30, que acontece de 10 a 21 de novembro.
O convite oficial à banda foi feito em março de 2023 pelo presidente Lula, durante um encontro com o vocalista Chris Martin. Chris também se encontrou com o governador Helder Barbalho após o show realizado pela banda no Rio de Janeiro.
Caso seja confirmado, será a primeira vez que um show de uma grande banda internacional vai abrir alas para a COP. O evento ocorre anualmente desde o primeiro acordo climático da ONU, em 1992. A escolha de Belém como sede da COP30 no Brasil foi uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi anunciada em maio de 2023 e confirmada apenas em dezembro.
No encontro com Lula, Chris Martin abordou questões sobre o meio ambiente e proteção da Amazônia. “Ganhei um violão e não uma pulseira”, brincou Lula.
O violão foi assinado por toda a banda e tem uma dedicatória ao casal presidencial: “Para Lula e Janja, com amor, Coldplay 2023”. Os músicos também fizeram desenhos dos próprios rostos junto aos rostos de Janja e Lula. A primeira-dama fez questão de presentear a banda com a biografia do presidente.
Ligada a causas ambientais, a banda anunciou que as emissões diretas de CO2 dos dois primeiros anos da turnê atual estão 59% menores do que nossa turnê anterior em estádios (A Head Full of Dreams Tour, 2016-17).Esse dado (de redução de 59% das emissões) foi verificado pela Iniciativa de Soluções Ambientais do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).