PESQUISA ECONOMÉTRICA/IMPARCIAL: BRANDÃO AMPLIA VANTAGEM, WEVERTON ROCHA E LAHESIO BONFIM TECNICAMENTE EMPATADOS

A segunda pesquisa de intenção de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, mostra que o atual governador, Carlos Brandão manteve a liderança e ampliou a vantagem na disputa pelo governo do estado. A pesquisa também apontou para um empate técnico entre os candidatos Lahesio Bomfim (PTB) e Weverton Rocha (PDT).

O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto em São Luis e mais 58 cidades do Maranhão. Na disputa ao governo do estado, estão nove candidatos: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplicio Araújo (SOLIDARIEDADE) e Weverton Rocha (PDT).

O candidato Frankie Costa, (PCB), não esteve entre os candidatos pesquisados por ter confirmado a candidatura recentemente.

A segunda pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões mostrou que o atual governador, Carlos Brandão (PSDB), manteve a liderança e ampliou a vantagem, saindo dos 34,8% das intenções de voto para 40,7%, quase seis pontos percentuais a mais que no primeiro levantamento, realizado entre 19 e 22 de julho.

Já na vice liderança permanece o empate técnico entre o senador Weverton Rocha e Lahésio Bonfim (PTB), O pededista caiu mais de dois pontos percentuais, de 23,6% em julho para 21,4% nesta pesquisa. Já Lahesio continua com os mesmos 20,5% das intenções de voto.

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), perdeu apenas um décimo do eleitorado entre as duas pesquisas, sendo escolhido por 7,5% dos questionados. O Professor Joás Moraes, recém ingresso na disputa ao governo, recebeu 1,1% das intenções do eleitorado maranhense.

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também perguntou aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum – o índice de rejeição. Na pesquisa anterior, o governador Carlos Brandão teve o maior índice de rejeição entre os pesquisados (28,3%), posição que agora é ocupada pelo ex-prefeito de São Luís. Edivaldo Holanda Jr., com 26,9%.

O atual governador é agora o segundo mais rejeitado, com índice de 26,5%. Em seguida vem Weverton Rocha, que passou dos 28,3% para 25,8% de rejeição, mesmo percentual do candidato Lahesio Bonfim.

CAMPANHA AO SENADO

O levantamento do Instituto Econométrica/O Imparcial também perguntou aos eleitores em quem eles votariam para representar o Maranhão no Senado Federal. Estão na disputa seis candidatos, contando a saída do Pastor Bel (Agir 36) e a entrada de Ivo Nogueira, pelo Democracia Cristã.

Na corrida ao congresso o ex-governador Flávio Dino continua na liderança, passando dos 48,5% das intenções em julho para 52,4% em agosto. Ele é seguido pelo candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), que saiu dos 27,9% para 28,3% do eleitorado pesquisado.

Compartilhar