Projeto direcionado para alunos da rede pública, leva cursos, oficinas e seminários as escolas da rede pública da Amazônia legal.
Acontece na próxima quinta feira (05) em Imperatriz o lançamento do PROJETO CORES DA AMAZÔNIA, no Maranhão. O projeto é realizado nas cidades de Belém e Colares, no Pará, além de Açailândia e Imperatriz, no Maranhão.
O objetivo é ressaltar a diversidade e a riqueza da região amazônica, retratando as paisagens, fauna, flora e a cultura local de maneira criativa e expressiva. Além disso, busca dar voz aos moradores da Amazônia, destacando suas histórias e vivências por meio das artes em Produção Audiovisual (Cinema,Web Séries) Grafite , palestras e seminários.
AS AÇÕES
1- Oportunizar Oficinas de Produção Audiovisual, e grafite, criando assim um intercâmbio entre jovens e Profissionais de Belém, a capital do Pará (Sede da COP30) e Açailândia, Imperatriz- MA, onde já realizam um trabalho forte de impressão de conservação da cultura amazônica em suas obras.
2- Palestras para alunos da Rede municipal de ensino de Açailândia, Imperatriz-MA, Colares e Belém-PA, sobre o cuidado que devemos ter com o meio em que vivemos e como a arte pode contribuir para sensibilização ambiental 3- Valorizar os profissionais da região da Amazônia Legal ofertando possibilidade de renda aos artistas.
4- Criação de 08 murais em escolas cidades de Açailândia – MA,, Imperatriz, Colares e Belém-PA, Todas as obras serão realizadas por alunos e professores do curso de grafite de maneira coletiva e com inspirações nas tradições e natureza da região, estimulando o protagonismo dos artistas locais, além de criar um espaço de integração entre artistas e comunidade
5- Realizar o seminário itinerante CORES DA AMAZÔNIA, promovendo um espaço de articulação e reflexão sobre as possibilidades da arte na conscientização e mobilização representatividade da Amazônia.
O Projeto Cores da Amazônia é direcionado para alunos da rede pública municipal, ampliando este espaço para o entorno das escolas, atingindo através de atividades e ação social ambiental as famílias dos alunos que participam do projeto.
Para o criador e coordenador geral do projeto, Valdo Vale, o objetivo é dar protagonismo ao aluno, fazer com ele se sinta parte daquele espaço, criando um senso crítico de valor e pertencimento. A educação ambiental é um dos pontos fortes da ação, é importante que os alunos desde cedo sejam sensibilizados da importância do meio em vivem, criem laços, preservem a sua identidade.
O CORES DA AMAZÔNIA é uma ação com apoio do GEF – Fundo Global de Meio Ambiente, com patrocínio da Jamjoy, Neo Airport e Natura.
LANÇAMENTO MARANHÃO
Data: 05/12/2024
Horário: 09h
Local: Escola Frei Tadeu – Vilinha – Imperatriz – MA