Um lugar que encanta logo na chegada. Com vegetação de caatinga, o parque se destaca como um dos mais belos monumentos naturais do nordeste.
O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau foi criado em 22 de agosto de 2002 e abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano.
QUAL A IMPOTÂNCIA DO CATIMBAU?
É considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás somente da Serra da Capivara, no Piauí. Isso mesmo, o Parque Nacional do Catimbau tem 27 sítios arqueológicos com pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos de idade. O lugar é uma grande vitrine de expressões da nossa pré-história.
COMO SE FORMOU O VALE DO CATIMBAU?
Acredita-se que há milhares de anos o local onde fica a Pedra Furada era coberto pelo oceano e que a pedra se furou a partir da erosão causada pelo vento e pela água das chuvas. O Vale do Catimbau possui elevações com altitude de 900 metros.
COMO VISITAR ?
Para entrar no parque, você pode ir com seu carro mesmo. O guia te espera na praça da vila do Catimbau, e daí vai no seu carro com você até o parque e nas trilhas. Prepare-se para dirigir em bastante estrada de chão, e com vários trechos de areia. Quem viaja sem carro, pode contratar um carro na vila.
COMO CHEGAR?
Para quem chega de avião,o aeroporto mais próximo do Parque Nacional é o Aeroporto internacional de Recife.
Saindo da capital pernambucana a melhor opção para se chegar à Vila do Catimbau é de carro, Alugue um carro com antecedência para não ter nenhum imprevisto, pode combinar para pegar em uma das várias locadoras no Aeroporto. A viagem dura umas 4 horas, percorrendo 287 km.
Há também a possibilidade de ir de ônibus, Se informe sobre horários.
Uma vantagem de ir de carro é que por ser as trilhas distantes, os deslocamentos ficam mais fáceis.
HOSPEDAGEM
Com tantas trilhas e paisagens a explorar, o ideal é ficar pelo menos três dias no Vale do Catimbau. Apesar de imenso, ele não dispõe de muitas opções de hospedagem. A maioria são pequenas pousadas domiciliares ou áreas de camping (ideais para quem quer sentir de verdade a energia do local). Quem prefere um pouco mais de estrutura pode encontrar hotéis em Buíque. No entanto, uma ótima opção para quem conforto e praticidade é a Pousada e Restaurante Serra Dourada, que fica bem próximo da entrada do vale. Outra opção é a Pousada Maria Vitoria.
DICA
Se informe antes de viajar sobre hospedagem próxima do parque e serviço de guias, para ter uma experiência melhor ainda no Vale do Catimbau.
POUSADA SERRA DOURADA
(87) 99605 6695
POUSADA MARIA VITORIA
(87) 99959 7276
GUIAS:
Wedas Neto – (87) 98164 8774
Hirandir – (87)99916 7069
Kalleby – (87) 99968 4699