Em meio a lideranças mundiais, ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cita ações do Brasil que têm objetivo de ampliar a conectividade em escolas e na região Norte do país.
ministro das Comunicações, Juscelino Filho, abriu nesta terça-feira (11), em São Luís (MA), a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG, na sigla em inglês) do G20. Em seu discurso, ele destacou dois projetos do governo federal que estão ampliando a conectividade no país.
“O desafio é conectar a todos, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Juscelino, na abertura do evento. Sobre os projetos do governo, o ministro citou o programa Norte Conectado, que está levando para a região Norte tráfego de dados de alta velocidade, por meio de cabos de fibra ótica lançados pelo leito dos rios amazônicos.
“São 12 mil quilômetros de cabos subfluviais, trazendo conectividade significativa e inclusão digital a milhões de cidadãos”, disse. O projeto vai chegar a quase 60 municípios e beneficiar mais de 10 milhões de pessoas. O investimento é de R$ 1,3 bilhão.
Juscelino Filho citou ainda a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que vai levar internet de qualidade a cerca de 140 mil escolas públicas brasileiras, tanto urbanas como rurais. “Vamos criar condições para a transformação digital da educação no Brasil”, destacou o ministro.
Em relação ao G20, Juscelino afirmou que o GT em Economia Digital “tem conseguido muitos avanços na agenda de trabalho”, desde a última reunião realizada em Brasília.
“Já temos uma primeira versão dos documentos relacionados aos quatro temas prioritários, que acordamos desenvolver neste ano de 2024. Paralelamente, realizamos com grande sucesso três eventos ao longo do mês de abril: um Seminário em Inteligência Artificial, um Workshop em Conectividade Significativa, e um Seminário em Integridade da Informação”, ressaltou.
Ele disse ainda que em São Luís começará a ser discutida a minuta da Declaração Ministerial sobre economia digital, que será finalizada em Maceió (AL), em setembro.
Nas reuniões do DEWG do G20, estão sendo discutidos os seguintes temas: Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.
“Para o desenvolvimento de todos esses temas, seguimos com a valiosa colaboração das três organizações internacionais, que são nossos ‘parceiros do conhecimento’ neste ano: a UIT (União Internacional de Telecomunicações), a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)”, finalizou.
A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital segue com programação até quinta (13) na cidade.
Autoridades
Também participaram da abertura da reunião o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius; e o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira.
Em seu discurso, o governador do Maranhão destacou a importância do processo digital para a vida dos brasileiros e que o estado não pode ficar fora do processo tecnológico.
“Tenho certeza de que, nesses dias de debate, nós vamos conseguir ter uma troca de experiência para que o Maranhão possa avançar. Não podemos ficar, de forma nenhuma, sem conectividade nos lugares mais distantes. Com essas reuniões, vamos conseguir avançar mais. Lançamos o Maranhão 2050 para que a gente possa preparar esse plano de estado e estarmos altamente ligados às questões tecnológicas”, disse Brandão.
O prefeito de São Luís falou que a capital tem se destacado como uma cidade comprometida com a inovação e a sustentabilidade.
“Prova disso é que criamos, no primeiro ato de governo, uma secretaria de Inovação e Sustentabilidade de Projetos Sociais. O município tem estabelecido importantes parcerias com bancos internacionais e buscando sempre fortalecer nossa infraestrutura digital e promover o amplo acesso à conectividade para todos os nossos cidadãos”, enfatizou.
Liderança do GT
O GT em Economia Digital do G20 é liderado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A primeira reunião foi realizada por videoconferência, em janeiro. A segunda ocorreu em Brasília, em abril. O próximo encontro está agendado para setembro, em Maceió (AL). A Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e terá a participação de 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
gov.br