O projeto que fará parte das ações que antecedem a Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) Acontece em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
O Diretor e roteirista, Valdo Vale, lançou na manhã de hoje (02) o projeto CORES DA AMAZÔNIA, projeto de cunho ambiental que será desenvolvido nas cidades de Açailândia- MA, Colares e Belém-PA.
O QUE É?
A proposta visa ressaltar a diversidade e a riqueza da região amazônica, retratando as paisagens, fauna, flora e a cultura local de maneira criativa e expressiva. Além disso, busca dar voz aos moradores da Amazônia, destacando suas histórias e vivências por meio das artes em grafites, palestras e seminários. Revitalização pintura em grafite, serão em espaços já inseridos no dia a dia das cidades como; muros de escolas, praças, espaços públicos periféricos entre outros.
O PROJETO CORES DA AMAZÔNIA vai realizar oficinas de Grafite, palestras e seminários, usando a arte como ferramenta para a sensibilização ambiental e difusão da cultura indígena e quilombolas. Todas as ações serão realizadas nas cidades de Colares (região reconhecida como um dos primeiros quilombos do Pará) Belém (sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30) e Açailândia – MA (Município que sofreu impactos severos, devido a destruição ambiental, localizada na Amazônia legal).
Para Valdo Vale, Não adianta campanhas de preservação da floresta, se não dialogarmos com as pessoas, afinal são elas que podem modificar este painel de destruição da floresta, a palavra é “ sensibilizar “ da importância do meio em que vivemos.
PROJETO CORES DA AMAZÔNIA deseja contribuir para um mundo mais verde . Acreditamos que a força de mobilização através da arte, pode sensibilizar da responsabilidade que temos como habitantes desta terra, de cuidar do nosso chão. Estamos a pouco mais de um ano da realização do maior evento sobre mudanças climática no Brasil: A Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 30) que vai se realizar em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025, daí a importância de ações e projetos como O CORES DA AMAZÔNIA, trazendo a discussão sobre a conservação e preservação da floresta, (Palestras e Seminários) ao mesmo tempo que insere no espaço, as pessoas que aqui vivem, mostrando a sua força e sua arte nos muros desta cidades. Importante ressaltar a dimensão desta região e muitas vezes o acesso difícil, na sua maioria realizado através de barco, o que muitas vezes faz com que as pessoas não tenham acesso a projetos e ações na área cultural. Com o CORES DA AMAZÔNIA com a participação de artistas locais temos a missão de imprimir a diversidade e a riqueza da nossa região retratando as paisagens, a fauna, a flora e cultura pulsante de maneira criativa e expressiva, além disso dar voz aos moradores destas regiões, destacando suas histórias e vivência, por meio da arte. A culminância se dará com o seminário itinerante CORES DA AMAZÔNIA, nas 3 cidades onde irá se desenvolver o projeto: Em Belém ( 01 semana antes da COP 30).
Todos os conteúdos produzidos sobre o projeto serão publicados no @vemnordestinar.